terça-feira, 24 de março de 2009

Quarta Geração - Circuitos Integrados VLSI


Na quarta geração de computadores (1971-1981) a Intel inaugura uma nova fase, projeta o microprocessador. Surgem os microcomputadores, mais rápidos, possibilitam a execução de várias tarefas ao mesmo tempo. É caracterizada por um aperfeiçoamento da tecnologia já existente, proporcionando uma otimização da máquina para os problemas do usuário, maior grau de miniaturização, confiabilidade e velocidade maior, já da ordem de nanosegundos (bilionésima parte do segundo).

Na década de 80, foi criado o IC LSI - Integratede Circuit Large Scale Integration, ou seja, "Circuito Integrado em Larga Escala de Integração", onde foram desenvolvidas técnicas para se aumentar cada vez mais o número de componentes no mesmo circuito integrado. Alguns tipos de IC LSI incorporavam até 300.000 componentes em uma única pastilha. Os mais famosos desta época foram:
Motorola 68000 (1979)
•Um dos chips de 16 bits mais poderosos e versáteis
•Executa multiplicação com uma única operação em vez de realizá-la pela repetição de adições
•70.000 componentes
•Multiplica 2 números de 16 bits em 3,3 milionésimos de segundo

Hewlett-Packard - SuperChip (1981)

•Primeiro microprocessador de 32 bits
•Seu projeto durou 18 meses
•450.000 componentes
•Multiplica 2 números de 32 bits em 1,8 milionésimos de segundo


Aparecimento dos aplicativos de quarta geração:

- Surgem os softwares integrados
- Processadores de Texto
- Planilhas Eletrônicas
- Gerenciadores de Banco de Dados
- Gráficos
- Gerenciadores de Comunicação

Tecnologia
Uso de circuitos de larga escala (LSI - 1000 transistores por "chip") e larguíssima escala (VLSI - 100.000 transistores por "chip") na construção dos processadores. Todas as memórias passam a ser semicondutoras. Micro-processadores
Computadores
Processamento Vetorial: CRAY 1, CRAY X-MP, CRAY 2 e CYBER 205 que chegava a executar "800 milhões de operações por segundo" (Breton, 1991:200); com muita memória para a época, trabalhando com 64 algarismos binários. Processamento Paralelo: natureza experimental. Personal Minicomputer: 1974: Mark 8, construído por Johnnatan Titus e vendidos por correspondência (desenvolvimento da indústria eletrônica) PC (Personal Computer): Micro processadores 8008 e 8080 1975 (janeiro) - Altair 8800 (construído c/ o microprocessador Intel 8080) 1977 - Apple II 1981 - PC IBM
Periféricos: 1973 - invenção do floppy disk (disco flexível)
Linguagem/Software
PROLOG (Programming in Logic ), FP (Functional Programming) - Estilo de programação declarativo, isto é, o programador dá uma especificação matemática do que deve ser desenvolvido e deixa os detalhes de como deve ser feito para o compilador ou para o sistema. Início do desenvolvimento da linguagem C (1972) e o sistema operacional UNIX nos Laboratórios Bell (1972).

Centros de Desenvolvimento:

Iniciativas sistematizadas no Japão; nos EUA, não há sistematização nas Universidades, de acordo com o relatório LAX em 1982 que resulta na criação dos centros de supercomputadores da NSF (National Science Foundation) - Fase um, treinamento e acesso aos 3 supercomputadores existentes; Fase dois (1984-1986): financiamento de 5 novos supercomputadores San Diego (San Diego Supercomputing Center); Illinois (National Center for Supercomputing Applications); Pittsburgh (Pittsburgh Supercomputing Center); Cornell (Cornell Theory Center); e Princeton (John von Neumann Center).

Bibliografias:
http://www.boaaula.com.br/iolanda/hic/hicger.html#quarta
http://www.ime.usp.br/~macmulti/historico/histcomp1_12.html

segunda-feira, 9 de março de 2009

Máquina Analítica (1834) - Primeira tentativa de construir um computador digital.


Idealizada em 1833 por Charles Babbage, um professor da Universidade de Cambridge, considerado o "pai" da informática moderna, a máquina analítica era muito similar, em conceito, aos computadores atuais. Usava um sistema decimal e era capaz de realizar virtualmente qualquer operação. De acordo com o projeto, a máquina analítica de Babbage podia somar, subtrair, multiplicar e dividir em sequência automática a uma velocidade de 60 somas por minuto. A máquina - quando construída - seguiria instruções programadas e seria mesmo capaz de optar entre instruções diferentes, baseando-se nos resultados das operações anteriores. Tanto os dados como as instruções eram introduzidas por meio de cartões perfurados, e os resultados finais sairiam impressos automaticamente. No entanto, a máquina não foi construída e apenas uma pequena parte foi montada em 1871, aquando da morte de Babbage.

(Fonte: http://www.infopedia.pt/$maquina-analitica)

Z1 (1936) - Primeira máquina de calcular com relês.


O Z1 era uma unidade aritmética mecânica, desenvolvida por Konrad Zuse, apartir de 1934 e destruído durante a Segunda Guerra Mundial. Antes da guerra era denominado V-1 (Versuchs modell-1), Zuse mudou seu nome, após o fim da guerra, para Z1 a fim de evitar confusões com a denominação dos foguetes desenvolvidos pelo seu amigo Werner von Braun. Embora eletro-mecânico, era digital (usava o sistema de numeração de base 2). Sua programação era limitada e as instruções eram passadas através de cartão perfurado.

A arquitetura do Z1 serviu como ponto de partida para a dos seus sucessores. O Z1 dispunha de uma memória para 64 números de vírgula flutuante (ponto-flutuante), de 22 bits de largura (ponto-flutuante de 22 bits de tamanho). A unidade aritmética possuía comandos de adição, subtracção (subtracão), multiplicação, divisão e um decodificador binário-decimal.

O sistema de entrada e saída de dados do Z1 era composto por duas unidados: uma perfuradora de cartões e uma leitora de cartões perfurados.

(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Z1)

COLOSSUS (1943) - Primeiro computador eletrônico.


Colossus foi um computador inglês projetado em Bletchley Park durante a Segunda Guerra Mundial pela equipe liderada por Alan Turing. Seu principal objetivo era fazer a criptoanálise de códigos ultra-secretos utilizados pelos nazis, criados com a máquina Lorenz SZ 40/42.
Foi criado por Felipe Câncio
O Colossus foi criado em 1941, a partir do Abaco.

(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Colossus_(computador))

Mark I (1944) - Primeiro computador norte-americano de uso geral.


O ASCC (Automatic Sequence Controlled Calculator), chamado de Mark I pela Universidade de Harvard, foi o primeiro computador digital automático de larga escala desenvolvido nos Estados Unidos da América. Ele foi construído em 1944 num projeto da Universidade de Harvard em conjunto com a IBM.

(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Harvard_Mark_I)

ENIAC (1946) - A história moderna dos computadores começa aqui.


O ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Calculator) foi o primeiro computador digital eletrônico de grande escala. Criado em fevereiro de 1946 pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company.
O ENIAC começou a ser desenvolvido em 1943 durante a II Guerra Mundial para computar trajetórias táticas que exigissem conhecimento substancial em matemática, mas só se tornou operacional após o final da guerra.
­

(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/ENIAC)

EDSAC (1949) - Primeiro computador com programa armazenado.


EDSAC (Electronic Delay Storage Automatic Calculator) foi um dos primeiros computadores fabricados no Reino Unido
Foi construído por Maurice Wilkes e sua equipe da Universidade de Laboratório de Matemática, em Cambridge, na Inglaterra. EDSAC foi na prática, o primeiro computador com programa armazenado.

(Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/EDSAC)

Whirlwind I (1951) - Primeiro computador de tempo real.


Whirlwind (em inglês, ''turbilhão''), construído entre 1946 e 1951 no Massachusetts Institute of Technology, era uma máquina militar voltada para aplicações de aerodinâmica e simulação de vôo. Esta mesma máquina, sob o nome de AN/FSQ 7 e 8, tornar-se-á a base para o sistema de defesa antiaéreo dos Estados Unidos - SAGE -, do inglês, ''Semi Automatic Ground Environment System''.

(Fonte: http://www.das.ufsc.br/gia/computer/node10.html)

IAS (1952) - A maioria das máquinas atuais usa esse projeto.


As normas IAS (International Accounting Standard) são normas internacionais de contabilidade. Inicialmente publicadas pelo IASC (International Accounting Standards Committee), as normas IAS são atualmente revisadas pelo IASB (International Accounting standards Board).

(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/IAS)

PDP-1 (1960) - Primeiro minicomputador (50 vendidos).


O PDP-1 (Processado de Data Programada-1) foi o primeiro computador na Corporação Equipamento Digital da PDP, primeiro produzido em 1960. É famoso por ser o mais importante computador na criação de cultura hacker no MIT, BBN e em outros países. O PDP-1 foi também o hardware original onde se jogou o primeiro jogo na história no computador , o Spacewar Steve Russell.

(Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/PDP-1)

IBM 1401 (1961) - Máquina para pequenos negócios de enorme popularidade.


Em 1961 na fábrica de Benfica, foi iniciada a montagem dos computadores 1401. Equipamento de maior sucesso na história de processamento de dados.
O IBM 1401, é o primeiro membro da série IBM 1400

(Fonte: http://br.geocities.com/hifi_eventos/IBM.htm)

IBM 7094 (1962) - Dominou a computação científica no início da década de 60.


O 7094 foi o terceiro membro da IBM 700/7000 série científica computadores.
Foi o sucessor da IBM 1401 já totalmente transistorizado. Entre os modelos 1401 e 7094, a IBM vendeu mais de 10.000 computadores.

(Fonte: http://br.geocities.com/hifi_eventos/IBM.htm)

B5000 (1963) - Primeira máquina projetada para uma linguagem de alto nível.


A primeira máquina do Burroughs, o B5000, foi concebido em 1961 e a Burroughs tentou solucionar sua entrada tardia no mercado com a estratégia de uma concepção completamente diferente baseado na computação de ideias mais avançadas disponíveis no momento. Computadores utilizando esta arquitetura ainda estavam em produção em 2005, como a Unisys ClearPath / MCP máquinas. Unisys agora usa processadores Intel Xeon, e executa MCP, Microsoft Windows e sistemas operacionais Linux em seus servidores.

(Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Burroughs_large_systems)

360 (1964) - Primeira linha de produto projetada como uma família.


O IBM System/360 (S/360) constitui-se numa família de mainframes lançada pela IBM em 7 de abril de 1964. Foi a primeira família de computadores a fazer uma distinção clara entre a arquitetura e a implementação, permitindo que a IBM lançasse um conjunto de projectos compatíveis em várias faixas de preço. Foi comercialmente muito bem-sucedido, permitindo que os consumidores comprassem um sistema menor sabendo que sempre poderiam migrar para um modelo mais avançado em caso de necessidade. O projecto é considerado por muitos como sendo um dos mais bem-sucedidos da história dos computadores, influenciando o desenho de novas máquinas por anos a fio. O responsável pela arquitetura do S/360 foi Gene Amdahl.

(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/IBM_System/360)

6600 (1964) - Primeiro supercomputador científico.


O CDC 6600 era um computador mainframe da Control Data Corporation, lançado inicialmente em 1964. E geralmente considerado o primeiro super computador bem sucedido, superando o seu predecessor mais rápido, IBM 7030 Stretch, em 3 vezes. Ele foi o computador mais veloz do mundo de 1964 até 1969, quando ele cedeu o título ao seu sucessor, o CDC 7600.
Os principais objetivos do CDC eram as aplicações científicas e programas de tempo compartilhado. Como sendo considerado o primeiro supercomputador, ele possui algumas características que foram a base para o avanço do gênero:

• Funções computacionais operavam de modo concorrente gerenciadas por uma unidade de controle.
• Existência de uma memória principal e memórias periféricas em cada processador.
• Processadores periféricos com memória interna para atender a resquisições de E/S.
• Multiprogramação.

Os componentes fundamentais da arquitetura do CDC são:um processador e uma memória principais, 10 processadores periféricos múltiplos e 12 canais de entrada e saída E/S.

(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/CDC)

PDP-8 (1965) - Primeiro minicomputador de mercado de massa (50 mil vendidos).


O PDP-8 foi o primeiro minicomputador de sucesso comercial, produzido pela Digital Equipment Corporation (DEC) na década de 1960. A DEC introduziu o PDP-8 no dia 22 de Março de 1965, e vendeu mais de 50.000 sistemas, a maior parte de qualquer computador até essa data.
Os primeiros modelos PDP-8 eram informalmente conhecidos como "Straight-8"
O último modelo comercial da PDP-8, em 1979 foram chamados de "CMOS-8s"

(Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/PDP-8)

PDP-11 (1970) - Dominou os mincomputadores na década de 70.


PDP-11 foi uma série de minicomputadores de 16 bits fabricada pela empresa Digital Equipment Corp. nas décadas de 1970 e 1980. Foi pioneira na interconexão de todos os elementos do sistema — processador, memória RAM e periféricos — a um único barramento de comunicação, bidirecional, assíncrono. Este dispositivo, chamado Unibus permitia aos dispositivos enviar, receber ou trocar dados sem a necessidade de uma passagem intermediária pela memória. A série PDP-11 foi uma das séries de minicomputadores mais vendidas de sua época e uma das primeiras a executar o SO Unix, desenvolvido nos Laboratórios Bell.

(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/PDP-11)

Altair (1975) - Primeiro computador de 8 bits de uso geral.


O MITS Altair 8800 é um computador pessoal projetado em 1975, baseado na CPU Intel 8080.
Vendido originalmente como um kit através da revista norte-americana Popular Electronics, os projetistas pretendiam vender apenas algumas centenas de unidades, tendo ficado surpresos quando venderam 10 vezes mais que o previsto para o primeiro mês. Hoje o Altair é reconhecido como a fagulha que levou à revolução do computador pessoal nos anos seguintes: os barramentos de computador desenhados para o Altair se tornariam um padrão de facto na forma de barramento S-100 e a primeira linguagem de programação para a máquina foi o Altair BASIC, que conduziu à fundação da Microsoft.
No primeiro design do Altair, as partes necessárias para fazer uma máquina completa não cabiam em uma única placa mãe e a máquina consistia em quatro placas empilhadas no topo uma da outra com separadores.

(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Altair_8800)

Cray-1 (1974) - Primeiro supercomputador vetorial.


O Cray-1 foi um supercomputador projetado por uma equipe incluindo Seymour Cray para Cray Research. O primeiro sistema Cray-1 foi instalado em Los Alamos National Laboratory em 1976, e ele passou a se tornar um dos mais conhecidos e mais bem sucedidos supercomputadores na história.

(Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Cray-1)

VAX (1978) - Primeiro superminicomputador de 32 bits.


VAX é uma arquitetura de computadores de 32 bits que suporta um conjunto de instruções ortogonais (código de máquina) e endereçamento virtual (ou seja exige memória virtual paginada). Foi desenvolvido em meados dos anos 70 do séc. XX pela Digital Equipment Corporation (DEC). A DEC foi posteriormente adquirida pela Compaq que, por sua vez, foi comprada pela Hewlett-Packard.
O VAX foi entendido como o exemplo perfeito da arquitectura de processamento CISC, com o seu largo número de modos de endereçamento e de instruções de máquina, incluindo instruções para operações tão complexas como a inserção e remoção em filas de espera (queue) e a avaliação polinomial.

(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vax)

IBM PC (1981) - Deu início à era moderna do computador pessoal.


O IBM PC™ (Personal Computer ou Computador Pessoal), foi a versão original e progenitor da plataforma de hardware dos "IBM PC compatíveis". Lançado em 12 de Agosto de 1981, o modelo original recebeu a denominação IBM 5150. Seu desenvolvimento ficou a cargo de uma equipe de 12 engenheiros e projetistas sob a direção de Don Estridge da IBM Entry Systems Division em Boca Raton, Flórida.

A expressão "Personal Computer" ("Computador Pessoal") era de uso comum antes de 1981, e foi usada em 1972 para caracterizar o Alto do Xerox PARC. Todavia, devido ao sucesso do IBM PC, o que tinha sido um termo genérico passou a significar especificamente um microcomputador compatível com a especificação da IBM.

(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/IBM_PC)

Osborne 1 (1981) - Primeiro computador portátil.


O Osborne 1 foi o primeiro microcomputador portátil comercialmente bem-sucedido, lançado em abril de 1981 pela Osborne Computer Corporation. Pesava 10,7 kg, custava US$ 1795, e utilizava o então popular SO CP/M 2.2. Suas principais deficiências (além do peso) eram o diminuto monitor de vídeo de 5" e os acionadores de disquete de face simples, densidade simples, cujos disquetes não conseguiam conter dados suficientes para aplicações corporativas práticas. Seu design deve muito ao Xerox NoteTaker, um protótipo desenvolvido pelo Xerox PARC em 1976.
Seu sucessor foi o Osborne Executive, mas não conseguiu igualar seu sucesso.

(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Osborne_1)

Lisa (1983) - Primeiro computador pessoal com uma GUI (Graphic User Interface).


O Lisa foi um computador pessoal (PC) revolucionário lançado pela Apple Computer em 1983. Foi o primeiro PC a ter um mouse e uma interface gráfica. Essa interface foi inspirada nas estações de trabalho Xerox. A idéia por trás do Lisa era tornar os computadores mais fáceis de usar, aumentando assim a produtividade. O projeto Lisa começou em 1978. Steve Jobs, co-fundador da Apple, participou de seu desenvolvimento até 1982, quando juntou-se ao projeto Macintosh.

A origem do nome Lisa é um mistério. Alguns pensam que é o acrônimo de Local Integrated Software Architecture, outros dizem que vem do nome da filha de Jobs, e que o acrônimo foi inventado mais tarde para combinar com o nome.

(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Apple_Lisa)

Atari ST (1985) - Um dos primeiros computadores domésticos usado para diversão.


O Atari ST é um computador uma home/personal que estava disponível comercialmente a partir de 1985 ao início de 1990. Foi liberado pela Atari Corporation em 1985. A "ST" oficialmente significa "Dezesseis / Trinta e dois", que se referia à Motorola 68000.

O Atari ST fazia parte da geração 16/32 bits de computadores domésticos, com base na CPU Motorola 68000, com 512 KB de RAM ou mais, e de 3 ½"disquetes como armazenamento. Ela foi semelhante a outras máquinas contemporâneas que utilizaram a Motorola 68000, o Apple Macintosh e do Commodore Amiga.

(Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Atari_ST)

Commodore Amiga (1985) - Computador projetado para competir com os computadores ATARI.


O Amiga foi uma família de computadores pessoais originalmente produzida pela empresa canandense Commodore, bastante popular na década de 1980 e na década de 1990. Atualmente vem sendo produzido por outras empresas.
Estas máquinas destacaram-se pela excelência de seu Sistema Operativo e para a aptidão de funções Multimídia. Em Portugal o Amiga foi um dos microcomputadores mais vendidos nas décadas de 1980 e 1990. No Brasil, chegou a ser vendido oficialmente após o fim da lei de reserva de informática.

Uma das características do AMIGA é o "boot" do seu DOS. O AMIGA/DOS não é residente, e para isso o usuário dispõe de um programa - o Workbench - que é carregado na memória e de onde os demais são rodados. Para simplificar, a maioria dos programas (ou discos com programas), vêm com um "boot-block" standard desse Workbench, que ocupa os dois primeiros blocos de armazenamento de um disco formatado como Amiga/Dos.

(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Amiga)

SPARC (1987) - Primeira estação de trabalho RISC baseada em SPARC.


SPARC (acrónimo para Scalable Processor ARChitecture, significa Arquitectura de Processadores Escaláveis) é uma arquitectura de processador desenvolvida pela Sun em 1985 baseada na arquitectura RISC. A empresa desenvolveu a sua própria implementação SPARC (UltraSPARC) e também licenciou a arquitectura para outros fabricantes, como a Fujitsu, para que produzissem processadores compatíveis. A arquitectura SPARC é inspirada na máquina RISC I de Berkeley, e o seu conjunto de instruções e organização de registos é fortemente baseado no modelo RISC de Berkeley.
O SPARC é uma arquitetura baseada no projeto RISC II, da Universidade da Califórnia em Berkeley.

(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/SPARC)

RS6600 (1990) - Primeira máquina superescalar.


O RS/6000 (sendo RISC Sistema/6000), agora Sistema p5, é o atual servidor e estação de trabalho de padrão RISC baseado em UNIX da linha de produtos da IBM.
Desde o início o RS6000 foi baseado no IBM POWER e nos processadores POWER2. Após o desenvolvimento do PowerPC instruction set architecture, muitos servidores de lower end e algumas estações de trabalho baseadas nos modelos do PowerPC tais como o 603 e 604e. Os servidores de Higher end e SP clusters ainda são baseados no POWER por sua excelente performance no floating point, enquanto a variente RS64 do PowerPC era desenvolvida para sistemas baseados para o ambiente comercial onde o processamento integer e throughput são mais importantes.

(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/RS/6000)

Alpha (1992) - Primeiro computador pessoal de 64 bits.


O DEC Alpha, também conhecido como Alpha AXP, é um computador de 64 bit construído na arquitetura RISC. Ele foi desenvolvido pela Digital Equipment Corporation (DEC). Era o primeiro computador pessoal de 64 bits.
O Alpha suporta tanto o OpenVMS (anteriormente conhecido como OpenVMS AXP) e sistema operacional Tru64 UNIX (anteriormente conhecido como DEC OSF / 1 AXP e Digital UNIX).
O Alfa tinha alguma disposição para a futura expansão do ensino definido para incluir tipos de dados de 128 bits.

(Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/DEC_Alpha)


Newton (1993) - Primeiro PDA.



Apple Newton (ou simplesmente Newton, ou Newton Message Pad) é um modelo de PDA com tela sensível ao toque, reconhecimento inteligente de escrita, memória flash e processador RISC, lançado pela Apple Computer em 1993. Três anos depois foram lançados os populares (e tecnicamente inferiores) Palm Pilots. Foi um dos modelos mais poderosos com algumas funcionalidades de inteligencia artificial que até hoje não estão no mercado. Mas que devido ao seu custo, não pode ser mais comercializado naquele tempo.

(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Apple_Newton)